O Fórum da Diáspora da Costa Ocidental Africana, promovido pela Ação Ianda Guiné! Djuntu, em conjunto com a Plataforma da Diáspora Guineense, a Racines e a GRDR, decorreu no dia 11 de maio de 2024, em Paris, França. No evento estiveram presentes 70 participantes, 40 presencialmente e 30 via online.
O evento contou com as intervenções do Ianda Guiné! Djuntu, GRDR, Racines e Plataforma da Diáspora Guineense, enquanto organizadores, mas também de personalidades políticas, como o Secretário de Estado das Comunidades, Dr. Cipriano Pereira, e o Embaixador da Guiné-Bissau em França, Dr. Henrique Adriano da Silva.
O Fórum teve como pontos de destaque o painel sobre o papel do Governo e das Embaixadas junto das organizações da diáspora, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Ianda Guiné! Djuntu, pela Plataforma da Diáspora Guineense, pela Racines e pela GRDR.
Através de um debate organizado e de um diálogo concertado entre os participantes foram abordados diferentes temas, tais como:
- A estrutura da Plataforma da Diáspora Guineense, o trabalho desenvolvido até ao momento e as ações a serem implementadas de futuro – A Plataforma tem como objetivo coordenar as organizações da Diáspora num diálogo estruturado e reforçar a sua capacidade de intervenção na Diáspora e na Guiné-Bissau;
- O papel do governo no apoio às organizações e à Diáspora em geral, nomeadamente no desenvolvimento das potencialidades da Guiné-Bissau, quer ao nível dos recursos naturais, quer ao nível humano;
- O papel das Embaixadas na proteção dos cidadãos emigrantes, devendo facilitar a desburocratização da documentação;
- Os desafios dos emigrantes – a nível económico, social, político e cultural;
- O Estatuto do Emigrante, recentemente aprovado;
- A importância do trabalho e do compromisso das organizações e das entidades políticas para o desenvolvimento da Diáspora;
- A continuidade do apoio do IMVF às organizações da Diáspora – através do projeto apresentado por Racinela Silva, “Boa Governação”.
“Guiné-Bissau perto de si (…) é preciso todos juntos, pensarmos na Guiné”
Dr. Cipriano Mendes Pereira
O Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Dr. Cipriano Pereira, relembrou que o apoio das embaixadas e entidades políticas na valorização da Diáspora e do próprio emigrante são fundamentais para promoção da Guiné-Bissau.
Já a Embaixada da Guiné-Bissau em França, demonstrou-se disponível para apoiar os emigrantes e revelou estar a trabalhar para dignificar a diáspora-piloto, com destaque para a criação do website da Embaixada, o atendimento automático, a criação de um Salão do Turismo no próximo ano em Paris para promoção da Guiné-Bissau e a Caravana para Bissau (associado também a um evento desportivo).
Consulte o resumo do Fórum AQUI.
As apresentações dos/as oradores/as AQUI.
A galeria de fotografias do Fórum, disponíveis AQUI.
Implementada pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, a Ação Ianda Guiné! Djuntu é uma das 8 Ações do Ianda Guiné! Nó lanta, nó pega, um Programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.
Comentários recentes