Click to listen highlighted text!

A DIÁSPORA E OS ODS

A diáspora tem contribuído de forma muito positiva para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o sucesso da Agenda 2030.

A DIÁSPORA E A AGENDA 2030

Apesar da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhecer os migrantes como “agentes de mudança” e “potenciadores do desenvolvimento nos países de origem, trânsito e destino”, a Agenda centra-se principalmente no migrante como um beneficiário dos fins do desenvolvimento sustentável, mas não como agente do próprio processo de desenvolvimento sustentável. Além disso, a Agenda não faz referência ao conceito mais amplo de diásporas ou ao papel que desempenham e que podem potenciar no desenvolvimento global. É, assim, imperativo reforçar o papel das diásporas no processo de desenvolvimento.
A infografia Análise dos ODS segundo o nexo migrações-desenvolvimento, apresenta de forma muito direta os impactos que as migrações podem ter no alcance dos ODS.

Infografia – Análise dos ods

Focando no papel da diáspora, destacamos que o seu capital para o processo de desenvolvimento pode ser alavancado de várias formas, incluindo remessas, turismo, transferência de competências, filantropia e investimento empresarial, o que permite contribuir diretamente para:

  • ODS 1 – Erradicar a pobreza; 
  • ODS 2 – Erradicar a fome; 
  • ODS 3 – Saúde de qualidade; 
  • ODS 4 – Educação de qualidade; 
  • ODS 5 – Igualdade de género; 
  • ODS 6 – Água potável e saneamento;
  • ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico;
  • ODS 10 – Reduzir as desigualdades;

e indiretamente para todos os outros.

Assim, para garantir que cumprimos com o grande objetivo da Agenda 2030 “não deixar ninguém para trás”, necessitamos do envolvimento de todos os atores do desenvolvimento, e como tal, de todas as associações e coletivos que formam e constituem uma diáspora ativa e inovadora. Por último, reforçamos que com o crescimento da diáspora aumentam as oportunidades para os países em desenvolvimento nas áreas de investimento, inovação e inclusão, mas é necessária uma abordagem estratégica para melhorar o potencial de desenvolvimento sustentável dos países. E é por isso que, juntos, promovemos a Ação Ianda Guiné! Djuntu e o envolvimento da diáspora guineense.

Saiba mais sobre os ODS aqui.

Click to listen highlighted text!