Click to listen highlighted text!

Programa Ianda Guiné! Ação Ianda Guiné! Djuntu

A ambição do programa Ianda Guiné! Nô lanta nô pega, é a de inovar, distinguindo-se pela sua capacidade de aprender a partir das experiências passadas, de mobilizar competências e de imaginar novos caminhos numa Guiné-Bissau de todos e para todos. É um programa da União Europeia com a Guiné-Bissau, para diferentes setores de desenvolvimento, com o objetivo de fortalecer a resiliência das populações através da melhoria da segurança alimentar e nutricional e do aumento das oportunidades socioeconómicas para o povo da Guiné-Bissau. Junta 8 Ações neste programa, de modo abordar, de forma estruturada e consistente os diferentes problemas identificados. A Ação Ianda Guiné! Djuntu, enquadra-se numa destas 8 Ações do programa. Tem como grande objetivo: cidadãos da Guiné-Bissau protagonistas na resolução de problemas coletivos.

Para tal o Ianda Guiné! Djuntu criou o Método Djuntu, uma metodologia de capacitação da sociedade civil especialmente orientada para as organizações de base comunitária e as suas comunidades. 

Através de da utilização de procedimentos simplificados, esta abordagem permite: 

1 – que se identifiquem problemas comunitários e suas soluções, de forma participativa; 

2 – que sejam solicitados apoios, com apoio para a formulação das respetivas candidaturas;

3 – que os projetos, caso aprovados, sejam executados pelos Coletivos de Cidadãos Organizados (CCO) com o envolvimento da comunidade.

O Método Djuntu pretende romper com alguns dos constrangimentos com os quais os CCO de base e menos experientes se deparam nos processos habituais de acesso aos apoios e para a sua execução. Assim, algumas especificidades deste Método são:

– Os CCO não precisam necessariamente de estar legalizados. Desde que tenham no mínimo, um ano de existência, o que permite o acesso a CCO que habitualmente ficariam excluídos.

– Todo o processo – desde a formulação do projeto, à sua implementação, seguimento e avaliação – está desenhado de forma a garantir o envolvimento e a apropriação da comunidade local.

– Propõe-se uma alternativa aos processos tradicionais de formulação das candidaturas, utilizando ferramentas simples e guiadas para identificar o problema e a sua solução de uma forma participativa junto da comunidade. Desta forma, pretende-se acrescentar oportunidades a CCO sem muita experiência na formulação de projetos.

– Não existem prazos de entrega das propostas. Os CCO podem entregar a proposta conforma a sua disponibilidade.

– Garantia de processos informativos e de capacitação constantes – sessões de esclarecimento e formações regulares em todas as regiões.

– Há um investimento na qualidade dos projetos, garantindo a melhoria constante da proposta, com processos de revisão contínuos, até a proposta ficar pronta para ser avaliada.

– Dá a possibilidade de conceder apoios extra complementares ao apoio inicial, para melhorar a performance e os resultados, assim como garantir a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos.

Pressupõe um elevado nível de acompanhamento por parte dos técnicos da equipa no processo de execução, utilizando ferramentas simples, de fácil acesso e guiadas para facilitar a execução e a posterior prestação de contas. Procura-se ainda, que a própria comunidade acompanhe a execução do apoio.

Resultados alcançados (até outubro de 2021) com o Método Djuntu:

– 163 apoios concedidos a CCO – 121 apoios concedidos no âmbito do Método Djuntu, 36 apoios concedidos no âmbito do fundo Covid, 1 apoio concedido no âmbito do pré-teste, 5 apoios concedidos no âmbito do CCO de longo percurso e experiência consolidada;

– 3.792 pessoas participaram nas sessões de esclarecimento sobre os apoios do Gabinete de Apoio Permanente (GAP) específico para o Método Djuntu;

– 1.605 receberam formações sobre a aplicação das Fichas de Identificação de Problemas e Solução (FIPS);

– As mulheres constituem 24% dos participantes nas sessões de esclarecimento e 19% nas formações;

– Gabu é a região que registou mais pedidos de apoio (20%) e a que recebeu mais apoios (23%), dos quais mais metade são apoios para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural;

– Biombo é a região que registou menos pedidos de apoio.

Além do Método Djuntu, a Ação tem atuado na promoção da partilha de conhecimentos e na ligação em rede das organizações, para uma melhor comunicação e diálogo. Alguns dos resultados alcançados nessa área:

– 1 estudo publicado – Quadro legal relativo à intervenção das OSC na Guiné-Bissau: desafios, perspetivas e recomendações para melhoria;

– 1 estudo em curso Diagnóstico sobre a participação, influência e monitorização das políticas públicas pelas Organizações da Sociedade Civil;

– 10 Djumbais (encontros) nacionais e regionais sobre temas relacionados com as Organizações da Sociedade Civil (OSC)

– 3 debates radiofónicos sobre os desafios que se colocam atualmente à Sociedade Civil

 – 3 reportagens audiovisuais temáticas, sobre Prevenção da COVID19; Mulheres em Sinergia e Juventude em sinergia, disponíveis aqui:

Covid-19

Reportagem “Mulheres em Sinergia” | IMVF | Ianda Guiné! Djuntu

Reportagem “Juventude em Sinergia” | IMVF | Ianda Guiné! Djuntu

– Utilização de 9 Centros de Recursos, que estão disponíveis para o trabalho a ser realizado pelos CCO;

–  Projetos nomeados “Pikininus Planus di Mudansa”, com cerca de 140 planos executados em diversas temáticas como saneamento, educação, infraestruturas, reparações, revitalizações de espaços; reflorestamento; saúde, entre outros.

 

No envolvimento da Diáspora, criou-se uma rede informal de diálogo entre as organizações da Guiné-Bissau na diáspora. Pretende-se também expandir este diálogo com o Estado da Guiné-Bissau. Esta rede deverá potenciar a coordenação e a concertação para a eficácia do investimento no desenvolvimento da Guiné-Bissau. Alguns dos resultados alcançados:

– 1 primeira fase de mapeamento das organizações da diáspora bissau-guineense, com 181 organizações identificada e 20 organizações mapeadas;

– 1 estudo em curso sobre Mapeamento das Organizações da Sociedade Civil da Diáspora bissau-guineense;

– 1 rede de organizações da diáspora bissau-guineense criada – 1 site sobre a diáspora criado, 3 encontros realizados com as organizações da diáspora bissau-guineense enquanto atores de desenvolvimento, 1 sessão de esclarecimento sobre os Gabinetes de Apoio Permanente; 1 formação sobre Gestão do Ciclo de Projeto e Candidaturas a Linhas de Financiamento realizada, disponível aqui:

Gestão do Ciclo de Projeto e Abordagem do Quadro Lógico | Parte I |

Gestão do Ciclo de Projeto e Abordagem do Quadro Lógico | Parte II |

Financiamento e Apresentação de Candidaturas | Parte I |

Financiamento e Apresentação de Candidaturas | Parte II |

Vídeo sobre o Método Djuntu – versão curta

Vídeo sobre o Método Djuntu – versão longa

Click to listen highlighted text!